tag:blogger.com,1999:blog-5884969.post8813808359073121766..comments2023-05-15T16:46:21.682+01:00Comments on KIASMA: black curtainkiasmahttp://www.blogger.com/profile/06750342093245387227noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5884969.post-62899040268940148042007-08-23T17:38:00.000+01:002007-08-23T17:38:00.000+01:00eu até gosto, mas a arte vive precisamente destas ...eu até gosto, mas a arte vive precisamente destas zonas de indeterminação que permitem leituras pessoais; essa é a sua riqueza :)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5884969.post-33410485722313691762007-08-23T00:32:00.000+01:002007-08-23T00:32:00.000+01:00Obrigado Sontag e Anonymous pelos vossos comentári...Obrigado <B>Sontag</B> e <B>Anonymous</B> pelos vossos comentários; ajudam-me a perceber o que vai acontecendo por aqui.<BR/>Estes três <I>posts</I>, apesar de terem sido feitos de rajada, é verdade, são três <I>posts</I> individuais, apesar da relação que mantêm entre eles.<BR/>A primeira fotografia foi uma <I>private joke</I> em relação a um <I>post</I> num outro blog que me é próximo e que andava à volta da noção de vertical. A segunda, que já estava na calha há uns tempos, pareceu-me que se relacionava muito bem com a anterior (sobretudo a nível formal, obviamente, já que me põe outras questões em termos de conteúdo).<BR/>A terceira... bom a terceira, por acaso tem uma vertical mas não faz parte deste jogo.<BR/>Foi feita na véspera, numa ida relâmpago a Albufeira, e quando estava a fotografar percebi que me ia meter em trabalhos... Agradou-me muito aquela separação entre o "hemisfério" esquerdo e direito da imagem, o modo como o mesmo material é modelado e modulado diferentemente pela luz, como um se apresenta luminoso, com volume, e o outro plano, baço, absorvendo toda a luz e não reflectindo nenhuma. Mas na origem desta imagem esteve também, ainda que de forma simplista e grosseira, um duplo conceito de espaço em <I>Deleuze</I> e para o qual uma amiga me chamou a atenção num comentário umas fotografia mais abaixo, o conceito de <I>espace lisse</I> e <I>espace strié</I>, ao qual voltarei.<BR/>Mas no fundo tudo se resume às fotografias e elas aqui estão. Apesar da aparente negritude, não deixo de olhar para ela como a persistência da luz. Mas isso sou eu, o que conta pouco. Elas são mesmo é para vocês.<BR/>ffkiasmahttps://www.blogger.com/profile/06750342093245387227noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5884969.post-82207440895772112922007-08-22T16:50:00.000+01:002007-08-22T16:50:00.000+01:00bom, entre tantas fotografias boas e excelentes do...bom, entre tantas fotografias boas e excelentes do Kiasma, acho que podemos enviar esta para as calendas... Quem não tem um ou outro momento de escuridão?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5884969.post-59375133843503980032007-08-22T02:12:00.000+01:002007-08-22T02:12:00.000+01:00Em Avanca e Londres, o equilíbrio deriva da luz qu...Em Avanca e Londres, o equilíbrio deriva da luz que, ao tocar os objectos em múltiplos ângulos, se dispersa e define espaços. Em Albufeira, há apenas uma linha divisória entre dois espaços, ambos de sombra que,a meu ver, é insuficiente para gerar equilíbrio. Talvez a ideia seja mesmo essa, não sei, mas nesse caso não me faz muito sentido a sequência das três magens. Em suma: muito boas as duas primeiras, da última não gosto, definitivamente.Anonymousnoreply@blogger.com